segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Futuro do LCD

Actualmente, o LCD é, sem sombra de dúvidas, a tecnologia mais escolhida para ecrãs planos.
Com as recentes descobertas de novas classes de materiais usadas no fabrico do LCD com propriedades melhores que o actual, o futuro apresenta – se risonho. Os avanços na investigação prendem-se sobretudo com o estudo e desenvolvimento de cristais líquidos com auto – alinhamento, que poderão num futuro próximo vir a constituir a base de qualquer dispositivo LCD.
Esta técnica, capaz de fazer com que os cristais líquidos se alinhem verticalmente de forma autónoma, tem aplicação num passo específico, em que é utilizada uma película de polímero para criar o alinhamento dos cristais entre as duas camadas de vidro onde eles operam. No processo actual, a aplicação desta camada pode danificar alguns transístores e introduzir poeira no interior da tela, diminuindo o rendimento do processo produtivo. E, como os cristais líquidos ficam alinhados verticalmente, o estado desligado dos pixels fica completamente escuro, ao contrário do que acontece actualmente nos LCDs que não conseguem obstruir completamente a backlight. É como resposta a este problema que poderá surgir o sucessor do LCD, a tecnologia denominada por OLED (Optical Light Emitting Diode), actualmente em desenvolvimento, cuja principal característica é, precisamente poder emitir luz própria. Pelo que cada OLED, quando não polarizado, torna-se obscuro obtendo-se assim o "preto real".
Por outro lado, os ecrãs com tecnologia OLED podem ser visualizados de diversos ângulos (180º) e apresentam um contraste muito melhor (de 1000:1 contra 100:1 das telas LCD no escuro).

0 comentários: