segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Aplicações do LCD



As primeiras aplicações a fazerem uso da tecnologia LCD remontam a meados dos anos 70. Tratavam-se, sobretudo, de visores de calculadoras e de relógios digitais. Só na década de 80 se passou a aplicar o LCD - na altura em plena evolução – aos aparelhos de televisão.
Actualmente, para além de se continuarem a desenvolver aparelhos de televisão com base nesta tecnologia, apresentando crescentes melhorias de qualidade, também cada vez mais os fabricantes de monitores de computador recorrem a telas de LCD. Isto sucede, pois a tecnologia LCD permite a exibição de imagens monocromáticas ou coloridas e animações em praticamente qualquer dispositivo, sem a necessidade de um tubo de raios catódicos. Aliás, desde sempre que os notebooks usam LCD nos seus ecrãs, responsável em grande parte pelas suas reduzidas dimensões.
O LCD não se limita a ser usado no fabrico de monitores para computador. É possível encontrar no mercado dispositivos como relógios de pulso e de parede, consolas portáteis, câmaras digitais, telemóveis, calculadoras, leitores multimédia e muitos outros gadgets em que o ecrã é um dos componentes principais, e que fazem uso da tecnologia de cristais líquidos.

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu sempre preferi a Samsung para Monitores. Eles têm uns modelos de Widescreen, como o 740NW, que dá imensa profundidade aos jogos! Para quem gosta de jogar, vejam as características dele - Samsung SyncMaster 740NW - um dot pitch de 0,29mm é óptimo para um monitor TFT! Garanto que faz a diferença.

João Tomas